Idosos e o preconceito racial, tema de "roda de conversa" no Dona Zazinha

23/11/2017, 9:26h | Divulgação

Idosos assistidos pelo Centro de Convivência para Idosos Dona Zazinha Cerqueira estão integrados às Comemorações do Novembro Negro, que estão sendo promovidas durante todo este mês em Feira de Santana pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social (Sedeso). Nesta quarta-feira, 22, 153 pessoas na terceira idade foram envolvidas em uma série de atividades culturais e de lazer que culminaram com uma roda de conversa sobre a “Intolerância Racial”.

Durante a roda de conversa, coordenada pelo diretor do Departamento da Igualdade de Gênero, Racial e Juventude da Sedeso, Gilenaldo Santos, os idosos foram levados a uma reflexão sobre a questão. O palestrante abordou sobre o preconceito racial, a necessidade de enfrentamento, o histórico da divisão da sociedade por classe social e cor da pele, que considerou um equívoco que está sendo reparado por toda a sociedade.

Durante a roda de conversa, os idosos fizeram perguntas e alguns relataram suas experiências com relação à discriminação racial sofrida ao longo de suas vidas, principalmente na juventude. Em seguida, participam de louvores e cantaram o Hino ao Senhor do Bonfim e da Princesa do Sertão.

A coordenadora do Centro de Convivência, Ademildes de Almeida, explica a importância da iniciativa. “O propósito de olhar com amor e respeito o ser humano, sem colocar nenhuma classificação de nível social. E o mais importante é ver a pessoa como ser humano”, ressaltou.

Professora aposentada de História, a idosa Marinê, que há dois anos frequenta o Centro Dona Zazinha, ressaltou a satisfação de participar das atividades. “Vejo aqui neste espaço, um lugar que conduz o ser humano à transformação, das pessoas mais simples que têm valor imensurável. E nisso o respeito é colocado para que elas sintam respeitadas”, afirmou.