Administração se faz com profissionais técnicos, afirma José Ronaldo, em faculdade

22/11/2017, 17:7h | Fotos: Washigton Neri

As peculiaridades do setor público na ótica de um gestor com formação acadêmica na área de Administração foram abordadas pelo prefeito José Ronaldo de Carvalho, na noite desta terça-feira, 21, ao proferir palestra sobre “Governança e Governabilidade”. O evento faz parte das comemorações pela Semana de Administração, promovidas entre os dias 20 a 24 deste mês no auditório da Faculdade Anísio Teixeira (FAT), pela turma de formandos de 2017.2.

Após a apresentação de um vídeo esclarecendo as diferenças entre governança e governabilidade, o prefeito José Ronaldo relatou sua experiência exitosa como gestor público e a importância do Governo Municipal contar com profissionais técnicos, inclusive na área de administração, altamente capacitados para alavancar projetos voltados para o desenvolvimento de Feira de Santana.

Diante de uma plateia que lotou o auditório e cheia de curiosidades sobre o trato com administração pública, José Ronaldo ressaltou que um bom profissional da área de administração especializado em administração pública não fica desempregado, já que os governos municipais, estaduais e federal disputam bastante estes técnicos.

De forma simplificada, José Ronaldo comparou a administração de um governo a de uma casa, com orçamento limitado para garantir a manutenção da família mensalmente. “No poder público existe orçamento elaborado para o ano seguinte”, observou, ao lembrar dos avanços proporcionados com a chegada da Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF), controlando os gastos de forma responsável, e a qual considera a maior lei da administração pública no país.

O prefeito observou que existem critérios básicos para se administrar um município e se aplicar os recursos públicos. Destacou que na área de educação não se pode gastar menos que 25% dos recursos arrecadados, enquanto na área de saúde o limite mínimo é de 15%. Entretanto revelou que em Feira de Santana são investidos 27% em saúde e mais 27% na educação, o que dá um total de 54% nestas duas áreas.

O chefe do Executivo Municipal ainda informou sobre algumas medidas que estão sendo adotadas por sua administração visando dinamizar a máquina pública. Lembrou que na segunda-feira, 20, assinou convênio com a Sudene para elaboração do Plano de Desenvolvimento Sustentável; também vai encaminhar para a Câmara Municipal, na próxima semana, o Plano Municipal de Resíduos Sólidos; está sendo elaborado o Plano de Saneamento Básico; e ainda está sendo elaborado o Plano Diretor de Desenvolvimento Urbano.