Coletânea de experiências é preparada para 2018, na rede municipal de ensino

18/11/2017, 10:51h | Fotos: Matheus Rocha

Uma coletânea de experiências, ferramenta que tem o objetivo de possiblitar aos professores um melhor desempenho em sala de aula, está sendo organizada pela Secretaria Municipal de Educação. Diversas atividades como cruzadinhas, bingos, receitas, jogos em geral e o registro de brincadeiras, fazem parte da estratégia, que deve ser colocada em prática no próximo ano letivo.

A proposta é construída com base nas propostas Curricular e Pedagógica das escolas, oferecendo uma linguagem única para toda a Rede Municipal de Ensino, além de auxiliar no planejamento das aulas, adequadas a cada faixa etária. Será disponibilizado aos professores uma série de textos e atividades para a Educação Infantil.

Para a elaboração da coletânea destinada aos grupos 3, 4 e 5, as gestoras, vice-gestoras e coordenadoras pedagógicas dos Centros Municipais de Educação Infantil (CEMEIs), se reuniram em uma roda de conversa e troca de experiências. Elas vão apresentar sugestões e colaborações para a produção coletiva. O encontro aconteceu na manhã desta sexta-feira, 17, na Seduc.

“A intenção é que a criança seja a protagonista de todo o processo de aprendizagem. Ela vai vivenciar, aprender e registrar as experiências significativas”, destaca a professora Darlene Silva Miranda, da equipe de Educação Infantil da Seduc.

Experiência é entender quais atividades são exitosas nas creches, diz professora

Poder compartilhar as atividades exitosas das  creches, entender quais funcionaram e quais não foram tão bem recebidas pelas crianças, em outras unidades, são algumas das possibilidades que se abrem a partir da coletânea de experiências organizada pela Secretaria Municipal de Educação, avalia Renata da Silva Carmezin Rocha, coordenadora do Centro Municipal de Educação Infantil Professora Eduarda Oliveira França.

Quanto ao encontro desta sexta, ela disse que a conversa servirá para ajudar no planejamento do próximo ano letivo. “Participar desse encontro é muito bom, pois é um momento significativo de troca entre profissionais que atuam na mesma área”, comentou.