Professores da rede municipal participam de Congresso de Educação Inclusiva

11/11/2017, 13:0h | Fotos: Edvan Barbosa

A abordagem de temas atuais sob a ótica de especialistas da Educação marcou o 5º Congresso Baiano de Educação Inclusiva, com a participação de mais de 700 profissionais e estudantes, dentre os quais, aproximadamente 40 professores da Rede Municipal de Ensino, que atuam nas Salas de Recursos Multifuncionais.

O evento, aberto na última quarta-feira, 8, no Auditório Central da Universidade Estadual de Feira de Santana (Uefs), terminou na tarde desta sexta-feira, 10.

Dentre os temas tratados nas conferências, palestras e minicursos estiveram preconceito e Bullying; formação para a Educação Inclusiva; deficiência e sociedade; políticas institucionais e inclusão no Ensino Superior; tecnologias e acessibilidade; pesquisas e práticas em Educação Especial/Inclusiva; diversidade étnicorracial; de gênero e condições de saúde nos espaços educacionais.

Pela primeira vez realizado no interior da Bahia, o Congresso Baiano de Educação Inclusiva é promovido por educadores das Instituições de Ensino Superior da Bahia.

Com o avanço das propostas, o congresso aborda atualmente a educação inclusiva, com edições promovidas a cada dois anos. Em paralelo, é realizado o III Simpósio Brasileiro de Educação Especial.

A programação foi marcada também pela conferência sobre saberes, prática e a emancipação da educação inclusiva e por apresentações culturais, inclusive com a participação de estudantes da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae).