Menino de 10 anos, desospitalizado, é atendido pelo Serviço de Atenção Domiciliar

25/10/2017, 16:53h | Divulgação

Cercado pelo carinho de amigos e familiares, Daniel Fonseca, 10 anos, é o primeiro paciente em ventilação mecânica (tratamento de pacientes com insuficiência respiratória) a ser desospitalizado do Hospital Estadual da Criança (HEC), em Feira de Santana, pela equipe do Serviço de Atenção Domiciliar (SAD) da Secretaria Municipal de Saúde (SMS).

Na manhã de segunda-feira, 23, uma equipe multidisciplinar do SAD esteve na casa dele para a realização de exames de rotina. A médica Dra. Inalva Sapucaia, que acompanha Daniel, disse ficar contente com a evolução do paciente. “Ele foi acolhido por toda equipe do SAD e nós fizemos um compromisso de acompanhá-lo”, afirma.

Para realizar o procedimento de desospitalização e levar o paciente para o tratamento domiciliar a Prefeitura de Feira de Santana buscou qualificar os profissionais de saúde, investindo num curso de aprimoramento no Hospital Oswaldo Cruz, em São Paulo.

“A partir de agora o pequeno Daniel receberá visitas frequentes da equipe de saúde, mas sem dúvida o tratamento já ganhou um adicional de peso: o aconchego do lar. Ele segue estável, sob orientações da equipe”, informa a referência técnica Mirella Ribeiro.