Carga horária de professor na rede municipal será acompanhada por órgão específico

23/10/2017, 18:1h | Fotos: Matheus Rocha

Com objetivo de manter a organização e o controle da programação de carga horária dos professores da Rede Municipal de Ensino, foi criado pela Secretaria Municipal de Educação o Setor de Programação, ligado ao Departamento de Apoio ao Desenvolvimento Educacional – DADE. Na manhã da última segunda-feira, 23, a secretária de Educação, Jayana Ribeiro, esteve em reunião com os gestores das escolas de Ensino Fundamental II para explicar a proposta.

A carga horária dos professores será revisada e ajustada no sistema da Seduc para garantir um melhor funcionamento da prática pedagógica nas escolas municipais. A vida funcional dos profissionais será acompanhada pelo Setor de Programação para que assim, cada unidade de ensino tenha a quantidade necessária de professores para atender a demanda.

“Já realizávamos este acompanhamento, mas sentimos a necessidade de que fosse ampliado, por isso criamos um setor voltado apenas para isso. Agora, com nosso sistema mais informatizado e um setor específico, podemos enxergar a rede de uma forma mais ampla”, explica a secretária Jayana Ribeiro.

Com um terço da carga horária dos professores reservada para o planejamento da prática pedagógica, estudos e formações continuadas, o setor também será responsável por garantir que a reserva seja aplicada.

“Vamos acompanhar de perto para garantir que os professores cumpram a carga horária em sala de aula e também a reserva. Nosso objetivo é que possamos nos aproximar mais do professor, acompanhar o trabalho e promover um melhor resultado na aprendizagem dos alunos”, garante Jayana.