Aos 82, Maria São Pedro não abre mão de fazer os exames contra o câncer

17/10/2017, 17:21h | Foto: Jorge Magalhães

Dona Maria São Pedro não se recorda a quantidade de vezes que foi ao consultório médico para fazer os exames preventivos contra os cânceres de mama e de útero. Aos 82 anos de idade, ela era uma das participantes da programação desta terça-feira, 16, alusiva ao Outubro Rosa e Novembro Azul, na unidade 2 do Programa Saúde da Família localizado no Feira VI. 

Houve palestra, caminhada e café da manhã. As pessoas receberam guia e requisição para fazer, até o final deste mês, mamografias nas unidades autorizadas, sem que haja necessidade de solicitar à regulação. O público alvo foram moradores da região da Adelba.

Acompanhada por familiares, a idosa diz que não abre mão de se submeter, anualmente, à mamografia e ao papanicolau, exames que detectam, em fase inicial, essas que são as enfermidades que mais matam mulheres em todo o mundo. “É mais uma segurança para a gente. É bom que todas façam estes exames”, aconselha. 

Aproveitou também para aferir a pressão arterial – estava normal, e verificar o índice de açúcar no sangue – não é diabética. Para a enfermeira Tatiane Lobo, a caminhada é uma maneira de as pessoas que são atendidas na unidade se integrem e que se conscientizem sobre a prevenção. “Também fortalecem os laços entre a comunidade e as unidades de saúde”.