Saúde da Família faz ação em um bar, na luta contra câncer de próstata

11/10/2017, 9:51h | Fotos: Sara Silva

O local escolhido é onde eles costumam frequentar. Será em um bar que os profissionais da Unidade de Saúde da Família (USF), do Parque Getúlio Vargas, vão desenvolver uma ação de promoção à saúde dos homens, no próximo dia 24.

A ideia é levar até eles alguns serviços de saúde, uma vez que, diferente das mulheres, não têm como rotina ir até uma unidade em busca dos serviços. Serão ofertados testes rápidos, orientações e solicitação de exames laboratoriais, entre eles o PSA.

“O nosso objetivo é intensificar os cuidados e realizar a busca desses pacientes, ofertando-os exames, orientações e esclarecendo dúvidas com relação ao câncer de próstata”, justificou a enfermeira da USF, Flávia Oliveira.

A iniciativa faz parte das ações desenvolvidas pela unidade dentro da programação do Outubro Rosa e Novembro Azul, da Secretaria Municipal de Saúde, de combate aos cânceres de mama e da próstata, nos meses de outubro e novembro.

Enquanto isso, nesse período, as mulheres também têm sido orientadas a realizar o autoexame das mamas. Aquelas com idades entre 50 a 69 anos estão sendo encaminhadas para realizar a mamografia nas unidades prestadoras: o Hospital D. Pedro de Alcântara, Centro Municipal de Diagnóstico por Imagem (CMDI) e Ceparh (Centro de Pesquisa em Reprodução Humana).