Paciente acamado vai receber em domicílio atendimento odontológico

11/10/2017, 9:46h |

A assistência prestada pelo Serviço de Atendimento Domiciliar (Sad) vai ganhar reforço em Feira de Santana. Através do projeto Sorriso, entre os dias 16 a 20 deste mês, os pacientes acamados vão receber em sua residência o profissional de odontologia. A iniciativa será desenvolvida em conjunto com o fonoaudiólogo, ambos da Atenção Básica.

Durante as visitas aos pacientes, o odontólogo fará a avaliação oral com limpeza e aplicação de flúor. Os usuários assistidos pelo Serviço de Atendimento Domiciliar apresentam diagnósticos diversos, que muitas vezes os deixam em situação de acamados. São portadores de sequelas por conta de um AVC (Acidente Vascular Cerebral), como disfagia (dificuldade na deglutição) e afásica (não falam); crianças portadoras de paralisia cerebral e adultos acometidos por trauma raquimedular – a exemplo de vítimas de arma de fogo ou que sofreu uma queda e ficou tetraplégico.

“Ao fazer estímulos na face, sobretudo desses pacientes, a fonoaudióloga observou uma higiene oral precária e que não favorece a reabilitação do paciente. Por isso, na próxima semana, iremos levar o profissional de odontologia até eles para realizar alguns cuidados preventivos e de educação em saúde”, afirmou a referência técnica, Mirella Ribeiro, reforçando que “essa ação tem caráter preventivo e curativo, e a ideia é que tenha continuidade”.

De acordo com a enfermeira, atualmente, 25 pessoas estão sendo assistidas em sua residência, sendo a maioria idosos. São pacientes que requer maior frequência de cuidado, recursos de saúde e acompanhamento contínuo. E apresentam dificuldades ou impossibilidade física de locomoção até uma unidade de saúde.

A equipe do SAD é composta por multiprofissionais, sendo eles enfermeiro, médico, assistente social e técnico de enfermagem, além do apoio de fisioterapeuta, fonoaudiólogo e nutricionista. A iniciativa visando a desospitalização já vem sendo realizada em Feira de Santana há três anos.

Para solicitar o serviço, a demanda pode ser espontânea ou o paciente é encaminhado através da unidade de saúde. A base do Serviço de Atendimento Domiciliar funciona na rua Barão do Rio Branco, número 1.054, Centro.