Aberta II Mostra de Artes do CAPS III no MAP

9/10/2017, 15:18h | Fotos: Jorge Magalhães

Foi aberta, nesta segunda-feira, 9, no Mercado de Arte Popular (MAP), a II Mostra de Artes do Centro de Atendimento Psicossocial (CAPS) Dr. João Carlos Lopes Cavalcante, reunindo trabalhos artesanais e artes plásticas, produzidos por usuários da instituição.

Organizada pela equipe de Saúde do CAPS em homenagem ao Dia da Saúde Mental, comemorado nessa terça-feira, 10, a mostra se divide em duas etapas. A primeira, de 9 a 13, serão expostos trabalhos em tela, enquanto a fase seguinte, de 16 a 20 de outubro, estarão sendo apresentados trabalhos artesanais.

O evento promove a reabilitação psicossocial de pacientes maiores de 18 anos portadores de transtornos mentais graves e persistentes, inclusos no projeto desde 2005.

Para a psicóloga Dailey Oliveira Carvalho, que ao lado das psicólogas Taise Lacerda e Margarete Carneiro, coordena o processo de ressocialização, “a mostra melhora a autoestima dos usuários, a partir da exposição e divulgação dos seus trabalhos”.

Iracy Andrade, um das expositoras da mostra, tem 59 anos e luta contra o seu transtorno desde os 19 anos de idade. Ela relata que “a terapia ocupacional tem uma importância muito grande, pois o tratamento medicamentoso, por si só, não consegue bons resultados na ressocialização dos pacientes”.