Comunidade contribui com elaboração do Plano de Segurança Alimentar

6/10/2017, 9:2h | Fotos: Washigton Neri


Comunidades das zonas urbana e rural de Feira de Santana apresentaram, na tarde desta quinta-feira, 5, durante reunião na Associação Comercial e Empresarial, as dificuldades vivenciadas nas suas respectivas localidades para garantirem a segurança alimentar. A iniciativa é do Conselho Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional visando conhecer a realidade detalhada do município e fazer um diagnóstico que servirá como base para traçar as ações de enfrentamento a serem inseridas no Plano de Segurança Alimentar.

Dentre as principais carências que resultam na insegurança alimentar, conforme frisou a presidente do Conselho Municipal de Segurança Alimentar, Celi Rios, está a dificuldades enfrentada por diversas comunidades da zona rural para garantir o abastecimento de água, vital no processo da cadeia alimentar.

Celi Rios explica a estratégia para elaboração do plano nesta etapa. “Para que o plano reflita a realidade e atenda às necessidades do município, foram convidados representantes de várias associações, dos distritos, das ONGs, de faculdades e de diversos segmentos organizados da sociedade para a elaboração do plano”, frisou.

A previsão, conforme explica a assistente social Luize Arapiraca, é de conclusão dos trabalhos até final deste ano. Atingindo o cronograma programado, Feira de Santana, segundo ela, será a primeira cidade baiana a contar com um Plano de Segurança Alimentar e Nutricional.

Os estudos estão sendo coordenados pela consultora Jainei Silva, especialista contratada pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social (Sedeso) para desenvolvimento do Pano em Feira de Santana.

Além de ouvir e coletar as demandas de cada localidade do município, Jainei Silva também está captando as sugestões dos participantes do evento para fazer um diagnóstico e traçar as ações a serem desenvolvidas.