Dia do Idoso: exercitar corpo e mente, após os 60, é fórmula de vida

4/10/2017, 17:56h | Fotos: Jorge Magalhães

A hipertensão e o diabetes ainda são as doenças que mais acometem a pessoa idosa. A observação é da enfermeira Isabela Machado, referência técnica em Saúde da Pessoa Idosa. Além dos fatores genéticos, as doenças são atribuídas à alimentação inadequada, rica em gorduras, açúcares e sódio, e ao sedentarismo.

“Por isso, estimulamos a prática da atividade física e orientamos para a mudança dos hábitos alimentares. Sendo assim, diminuem-se os riscos da pessoa ter maiores complicações, a exemplo das doenças cardíacas”, afirmou a enfermeira da Secretaria Municipal de Saúde, durante a aberta da XV Semana do Idoso de Feira de Santana, realizada na manhã desta quarta-feira, 4, cujo tema é: "Bom Humor: O elixir para viver bem".

E foi justamente com uma atividade de alongamento corporal, ministrada pelo educador físico Hugo Cruz, que o evento teve início, no estacionamento da Prefeitura, na avenida Getúlio Vargas. Participaram grupos de idosos de algumas instituições, a exemplo do Centro de Convivência para Idosos Dona Zazinha Cerqueira, que é mantido pelo Município, e outros desenvolvidos através das Unidades de Saúde da Família (USF).

A aposentada Heloísa Machado, diante dos seus 78 anos, mostrou que ainda tem vitalidade e disposição. E confirma que é na atividade física que ela encontra a energia que não lhe deixa parada. "O segredo pra chegar à minha idade com essa disposição é ter fé em Deus e exercitar a mente e o corpo", disse.

Aos 65 anos Virgínia Leite comentou que consegue superar a artrite, artrose e a hérnia de disco se exercitando. “É gratificante chegar à minha idade fazendo o eu gosto: viajar e dançar”, afirmou essa senhora vaidosa, esbanjando charme e simpatia.

Durante a comemoração, a Secretaria Municipal de Saúde disponibilizou a vacina contra a Influenza, que protege da gripe, e os idosos também puderam aferir a pressão e realizar o teste de glicemia.

Outras instituições parceiras, como o Hief, Uefs, Unimed e a Afas (Associação Feirense de Assistência Social), apresentaram os trabalhos desenvolvidos por cada um delas, que são oferecidos aos idosos. A programação da XV Semana do Idoso prossegue nesta quinta-feira, 5, no Sesc, bairro Tomba.