Declarada de utilidade pública área do futuro Parque Linear Alto do Papagaio

29/9/2017, 11:10h |

Tendo em vista a criação do Parque Linear do Alto do Papagaio, foi declarada de utilidade pública uma área de terra com 99.424 metros quadrados – quase dez hectares, correspondente a uma dezena de campos de futebol, divididos em dois lotes. O decreto foi publicado na edição desta quinta-feira, 28, do Diário Oficial do Município – www.diariooficial.feiradesantana.ba.gov.br. Todo o terreno será desapropriado. Este vai ser o segundo parque linear criado pelo governo municipal. O primeiro fica entre a avenida Eduardo Fróes da Motta e a rua Lopes Rodrigues.

O Parque Linear Alto do Papagaio tem por objetivos propiciar lazer para a comunidade, bem como possibilitar o desenvolvimento de atividades ambientais, culturais, educativas, turísticas e recreativas. Visa assegurar o manejo sustentável das águas pluviais e recuperação das áreas degradadas da Bacia do Pojuca; assegurar a vida útil dos mananciais do entorno; preservar os animais silvestres devido a expansão das áreas urbanas circunvizinhas.

Compete à Secretaria de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semmam) implantar e administrar o Parque devendo para tanto formular, coordenar e executar o Plano de Manejo, elaborar o Regulamento do Parque e fiscalizar. Os proprietários de imóveis vizinhos a área do Parque serão notificados pela Seemmam de sua criação, situação e respectivas precauções que deverão ser adotadas quanto ao uso do solo.

O futuro equipamento, de acordo com o prefeito José Ronaldo, vai permitir o desenvolvimento do turismo; promover a manutenção das condições ambientais proporcionadas pela vegetação, assim como benefícios para a melhoria da qualidade de vida da população.