Leitura, cultura regional, filmes e atividades lúdicas marcam a 10ª Feira do Livro

27/9/2017, 11:5h | Foto: Washington Nery

Leitura, cultura regional, exibição de filmes, oficinas, atividades lúdicas, música e apresentações culturais marcaram o primeiro dia da 10ª edição da Feira do Livro - Festival Literário e Cultural de Feira de Santana, nesta terça-feira, 26. O evento, que acontece na Praça João Barbosa de Carvalho, a Praça do Fórum, segue até o dia 1º de outubro. A Feira do Livro é realizada pela Universidade Estadual de Feira de Santana.

As escolas da Rede Municipal de Ensino participam ativamente da feira, na visitação aos diversos stands e também apresentações artístico-culturais. Alunos e professores foram beneficiados com vales-livros de R$ 28,00 e R$ 50,00, respectivamente, somando um investimento feito pela Secretaria Municipal de Educação no valor de R$ 100 mil. A Prefeitura apoia o evento.

Para as apresentações, foram selecionadas 18 escolas municipais, que trazem para o público dramatizações, danças, práticas circenses, recitações de cordeis e poesias, canções e outras atividades, todas com foco na leitura e literatura.

A aluna Fabiana Rabelo de Jesus, do 4º ano da Escola da Associação Feirense Minhas Crianças, do Parque Ipê, gosta de escrever e faz questão de visitar a feira anualmente. “Este já é meu terceiro ano. Adoro escrever músicas e, por isso, gosto de estar sempre lendo. Poder comprar livros aqui é um incentivo para que eu continue me desenvolvendo na leitura e na escrita”, acredita a menina.

A Orquestra Sinfônica Infantojuvenil Princesa do Sertão, composta por alunos do Programa Música na Escola, brindou o público na solenidade de abertura da Feira do Livro, com um repertório que mescla música erudita e música popular brasileira.

A solenidade contou com a presença do reitor da Universidade Estadual de Feira de Santana, Evandro do Nascimento Silva; do vice-prefeito Colbert Martins, que representou o prefeito José Ronaldo; dos secretários Jayana Ribeiro, de Educação; e Edson Borges, de Cultura Esporte e Lazer; arcebispo metropolitano de Feira de Santana, Dom Zanoni Demettino Castro, entre outras autoridades ligadas à educação e à cultura.
“A prefeitura colabora com a Feira do Livro desde o seu primeiro ano e tem total intenção de continuar investindo em algo tão importante para o desenvolvimento da sociedade feirense”, defendeu o vice-prefeito Colbert Martins.
A professora Jayana Ribeiro prestou homenagem à ex-secretária de Educação, Ana Rita de Almeida Neves, que recebeu nesta edição uma arena com seu nome. “A Feira do Livro é um evento de suma importância para a cidade e principalmente para a educação. Estudantes e professores têm aqui a oportunidade de aceder à cultura em diversas expressões; o Festival é também importante por que incentiva a leitura entre as crianças e jovens”, argumenta Jayana.

Apresentaram-se nos palcos do festival nesta terça-feira, 26, as escolas municipais Ambrósio Bispo de Araújo, Normando Alves Barreto (Apae), Centro Integrado de Educação Municipal Professor Joselito Falcão de Amorim e Luís Alberto da Associação União e Força.

Diversas instituições apoiam o Festival Literário, dentre as quais, a Prefeitura de Feira de Santana, através das secretarias municipais de Cultura, Esporte e Lazer, Educação, Fundação Municipal Egberto Costa; Arquidiocese de Feira de Santana; Serviço Social do Comércio; e o Governo do Estado.