Crianças devem começar a ler e escrever aos cinco anos

23/9/2017, 13:51h | Fotos: Andreyse Porto

A criança aos cinco anos de idade pode aprender a ler e a escrever, enriquecendo ainda mais sua formação na Educação Infantil. A orientação foi dada pela professora Elizabeth Bastos, da área de Língua Portuguesa, que atua no Grupo de Currículo do Ensino Fundamental – GCEF da Seduc.

O tema marcou as discussões do encontro de formação desta sexta-feira, 22, com a participação de professores que atuam em regência de classe nas turmas do grupo 5 dos Centros Municipais de Educação Infantil. O encontro aconteceu na Igreja do Avivamento Bíblico.

De acordo com a professora Elizabeth Bastos, é ideal que os alunos tenham desde cedo contato com o letramento, pois isto facilita o processo de alfabetização e da escrita.

“A leitura e a escrita no grupo 5 não são obrigatórias, mas quando incentivamos as crianças de forma correta, o interesse surge naturalmente a partir dos primeiros contatos. A curiosidade faz com que elas se desenvolvam cada vez mais rápido”, explica a professora.

“São questões complexas e muito importantes de serem discutidas, principalmente quando há um espaço para a troca de experiências”, garante a professora Francisca Figueiredo Mota, da Escola Municipal Álvaro Pereira Boaventura, do distrito de Bonfim de Feira. “É muito interessante discutir o letramento sem letras, que é feito através de atividades lúdicas”, observa.

O objetivo da formação é abordar as melhores formas de preparar os alunos da Educação Infantil para a transição ao Ensino Fundamental. Técnicas de letramento foram abordadas para que os profissionais tratem a leitura nos primeiros anos de forma lúdica e atrativa.