Creme dental em grande quantidade causa mancha nos dentes

22/9/2017, 23:59h | Fotos: Sara Silva

O consumo em grande quantidade e freqüência do creme dental pelas crianças pode resultar em problemas futuros, como manchas brancas nos dentes, a chamada fluorese. A advertência é do odontólogo Laerte Barreto, da Secretaria Municipal de Saúde. Ele fez o alerta durante a I Ação de Saúde Bucal realizada na quinta-feira, 21, no Centro de Especialidade Odontológica (CEO), instalado na Policlínica do George Américo.

Mais um problema indicado pelo profissional é a má oclusão dentária. Em condições normais, os dentes superiores devem encobrir ligeiramente os inferiores. “É ocasionada, entre outros motivos, ao uso de chupeta após os três anos de idade, uso prolongado da mamadeira, sucção do polegar”, diz ele.

Outras doenças apontadas pelo supervisor da Divisão Odontológica, da SMS, são o câncer de boca, que pode acometer lábios, gengiva, bochechas e a língua, e  cujos fatores de risco são o fumo e o uso excessivo de bebidas alcoólicas.

A recomendação dele é escovar os dentes e fazer uso do fio dental sempre após as refeições. As crianças, que ainda não têm coordenação motora, devem ter o auxílio dos pais durante a escovação. Segundo ele, a cárie e a doença periodontal (na gengiva) estão entre os principais agravos em saúde bucal, que são decorrentes da má higienização da boca. “A escovação adequada e o uso do fio dental são procedimentos simples que podem evitar o aparecimento dessas doenças”, orienta.

Além de receber orientações através de palestras e teatro de fantoches, durante a Ação de Saúde Bucal, os participantes, sobretudo as crianças, receberam explicações de como escovar os dentes de forma correta. Foi o caso da estudante do 4º ano da Escola Municipal Oyama de Figueiredo, Talita Elen Souza, de 10 anos, que disse escovar os dentes duas vezes ao dia.

Também compareceram ao evento, o chefe da Divisão Odontológica, Arilson Pereira, a gerente da unidade Rita Maia, demais funcionários e estudantes de odontologia. A atividade teve a parceria das instituições de ensino superior Unef e Uefs.

“É uma ação importante para promover à saúde bucal da comunidade, minimizando o aparecimento de cáries e as perdas dentais precoces”, afirmou a gerente clínica do CEO, Cristina Rosa. Ela pontuou que “ainda existe grande quantidade de pacientes que são encaminhados ao serviço para realizar extrações dentárias”.