Alunos da rede municipal documentam a história de suas comunidades

22/9/2017, 8:59h | Foto: Divulgação

Personalidades marcantes, expressões e espaços culturais, pontos históricos, curiosidades, aspectos geográficos. Estudantes da rede municipal de ensino estão levantando as peculiaridades da localidade onde está situada a sua escola, para produção de vídeos, fotografias e e-books. Este é o objetivo da segunda edição do projeto “Feira Que Te Quero Ver”, iniciativa da Secretaria Municipal de Educação. O trabalho conta com o envolvimento de 880 estudantes do Ensino Fundamental II, vinculados a 22 escolas municipais, com o apoio interdisciplinar dos professores.

O "Feira Que Te Quero Ver" propõe a abordagem dos temas locais por diversas disciplinas, ampliando a discussão das temáticas escolhidas por cada escola. Professores de história, geografia, artes, entre outras matérias, colaboram com a composição das produções. Cada unidade busca, de forma criativa, destacar pontos importantes da cultura local.

Os estudantes participam de oficinas com orientações para o desenvolvimento das produções, ensinando técnicas de edição de fotos e vídeos e produção de e-books. Eles visitam e conhecem melhor os ambientes e espaços localizados nos entornos da escola, entrevistando moradores e explorando os principais pontos históricos das localidades.

“O trabalho valoriza e mantem viva a história dos bairros onde estão situadas as escolas da Rede Municipal de Ensino de Feira de Santana”, diz Ivamara de Oliveira Bastos, chefe da Divisão de Ensino Fundamental da Seduc. “Orientamos a escolha de temas que priorizam aspectos locais e relevantes, principalmente o patrimônio social, histórico e cultural”, assinala. Os professores tiveram a oportunidade de inserir nas aulas regulares diversos assuntos importantes para a comunidade.

Neste período, os estudantes estão elaborando os trabalhos que, após a entrega, serão submetidos a um júri especializado. Serão também votados pela comunidade feirense no site do concurso, no período entre 9 e 13 de outubro. O o endereço eletrônico é: www.feiraquetequerover.com.br. No dia 9 de novembro, professores e estudantes irão participar da cerimônia de premiação das melhores produções.