Merendeiras criam refrigerante de cenoura e bolo de casca de banana

15/9/2017, 9:1h | Divulgação

Ingerir refrigerantes não é benéfico à saúde. Mas, existem alternativas bem interessantes para saciar a curiosidade e o desejo das crianças. Simular o sabor dessa bebida através de um suco com cenouras, limões e água é a alternativa encontrada pelas nutricionistas da Secretaria Municipal de Educação que apresentaram a receita de "Fanta de cenoura" às merendeiras que atuam nas escolas municipais.

Mais de 170 merendeiras participam do curso que foi iniciado na última segunda-feira, 11, e segue até esta sexta-feira, 15, no laboratório do curso de Engenharia de Alimentos, da Universidade Estadual de Feira de Santana, instituição que apoia e é parceira da iniciativa.

“O suco de cenoura e limão é rico em uma série de propriedades benéficas para a saúde dos estudantes como, por exemplo, vitamina C. No curso, as merendeiras aprendem a reaproveitar os resíduos, as sobras e a transformar os alimentos em pratos criativos e muitos saborosos”, destaca Taciara Santos, uma das nutricionistas da equipe da Seduc.

O curso é oferecido há 5 anos e, a cada edição, reforça conceitos importantes para as profissionais que se dedicam a preparar as refeições nas escolas municipais.

Com as nutricionistas as merendeiras aprendem, na prática, a como preparar os alimentos, receitas especiais e saudáveis e ainda formas de utilizar o mesmo alimento para criar vários pratos. Já com os alunos de engenharia, as profissionais aprendem dicas importantes que devem ser consideradas para a higienização e descarte dos alimentos de uma forma responsável.

“Já participei de diversas edições desse curso e sempre faço questão de vir. É um aprendizado muito importante, não só porque aprendemos a utilizar os alimentos que irão para as nossas escolas, como aprendemos também novas receitas. Além disso, trocamos experiências com as nossas colegas de outras escolas”, ressalta Elizabete Pires, merendeira da Escola Municipal Dr. Nilton Bellas Vieira.

A secretária de Educação, Jayana Ribeiro, visitou o curso nesta quinta-feira, 14, para conferir as aulas: “Esta é mais uma ação da Seduc desenvolvida com o objetivo de auxiliar o trabalho das merendeiras. Mas, vale lembrar que durante todo o ano as nossas nutricionistas estão à disposição delas para tirar dúvidas, sugerir cardápios e receitas. Somos todos parceiros para uma educação de qualidade”, defende a secretária.

Na ocasião, Jayana Ribeiro provou a receita de um bolo de casca de bananas produzido durante o curso: “Não conhecia e gostei muito. É mais uma forma de reaproveitar o que antes seria descartado”. Merendeira da Escola Municipal Florêncio Alves Bispo (distrito da Matinha), Cilene Vitório de Jesus, também aprovou a receita: “Meus alunos vão amar. Eles adoram os bolos que eu faço, de cenoura, beterraba, por isso, sei que o de banana também agradará muito”.