Estudante aprende, em festival, sobre cultura corporal

14/9/2017, 11:15h | Fotos: Matheus Rocha

Trabalhar em equipe pode ser um desafio enriquecedor. No II Festival da Cultura Corporal, promovido pela Escola Municipal Geraldo Dias dos Santos, do distrito de Humildes, mais de 800 estudantes do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental, aprenderam a importância do trabalho em grupo em diversas atividades que exploraram o cuidado com o corpo. O evento, iniciado nesta quarta-feira, 13, segue até este sábado letivo, 16.

“Havia colegas com quem eu não falava ou não me dava bem, e durante o festival precisei trabalhar com eles. Então formamos novos laços de amizade. Achei uma ótima oportunidade para nos conhecermos melhor e aprendermos o que significa o trabalho em equipe de verdade”, relata a aluna do 9º ano, Weveslane Silva.

A gincana promoveu a interação entre as turmas de todas séries, que se dividiram em equipes para apresentar os conteúdos interdisciplinares aprendidos durante as aulas.

Os alunos participam de uma programação que envolve jogos de diversas modalidades como vôlei, baleado, lançamento de dardos, futsal, handebol, salto em distância, bocha e apresentações de dança, como frevo, maracatu, samba de roda, forró, xaxado, baião, reggae, danças afro e indígena.

No encerramento do festival, os estudantes vão participar este sábado, 16, do Desafio de Atletismo de Humildes, que conta com um circuito que irá da escola até o centro do distrito.

"Buscamos fazer tudo com cuidado e atenção para preservar a saúde dos nossos alunos. Acredito que experiências como esta os ensinem de forma lúdica não apenas questões pedagógicas, mas também valores importantes para a convivência”, avalia a diretora da escola, Mayra Pedra Branca Braga.

Os dois eventos esportivos mobilizaram toda a comunidade escolar, com a participação de vários professores e também da comunidade externa.