Quase 200 estudantes participam de simulação de atendimento a centenas de feridos

7/9/2017, 11:14h |

Uma simulação de desastre em uma festa com centenas de pessoas feridas, devido a um disparo com arma de fogo, foi promovida pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) nesta quarta-feira, 6. O treinamento chamou a atenção de inúmeras pessoas na 42ª Exposição Agropecuária de Feira de Santana, e contou com a participação de 185 estudantes, além de órgãos públicos e entidades que atuam de forma integrada em situações de desastre.

A coordenadora do SAMU, Maíza Macedo, narrou todas as etapas do simulado. Ela ressalta que “essa aula aberta é importante para qualificar a assistência preventiva e orientar a população, os serviços e os profissionais como lidar numa situação de desastre, e diminuir os danos ao meio ambiente e as vitimas”.

O treinamento envolveu o Corpo de Bombeiros Militar, Polícia Militar, Polícia Civil, Exército, Polícia Rodoviária Federal, Secretaria Municipal do Meio Ambiente, Secretaria Municipal de Agricultura, Superintendência Municipal de Trânsito, Departamento de Polícia Técnica, Via Bahia, estudantes e instituições de ensino superior.

Patrícia Santos, estudante de enfermagem, foi uma das selecionadas para atuar como vítima na ação, ela ressalta a contribuição do simulado para sua vida pessoal e acadêmica. “É a primeira vez que participo do simulado. São informações que me ajudam a saber lidar com a situação e ser multiplicadora do que aprendi”.

“Um evento como esse é essencial para proporcionar o alinhamento de todas as forças que agem em situação de desastre, com isso a resposta a simulação termina sendo mais afetiva, salvando mais pessoas, diminuindo as sequelas e o risco de morte devido a agilidade. É um desafio mundial isso, e Feira de Santana tem sido referência com treinamentos frequentes”, afirma o cientista forense, Jeidson Marques que esteve acompanhando todo o treinamento.