Público se emociona com o 1º Festival Música na Escola

26/8/2017, 12:51h | Fotos: Andreyse Porto

Num espetáculo que reuniu muitas cores, vibração e alegria, a comunidade feirense cantou e dançou com os alunos da Rede Municipal de Ensino nesta sexta-feira, 25, na Praça Monsenhor Renato Galvão, a Praça da Matriz. O público foi contagiado pela emoção do 1º Festival Música na Escola, que contou com a participação de aproximadamente 1.200 alunos desde a Educação Infantil ao Ensino Fundamental II.

Os estudantes apresentaram diversas modalidades musicais para pais, responsáveis, professores e transeuntes.

Corais, fanfarra, diferentes instrumentos como violão, acordeom, teclado e violino e a Orquestra Sinfônica Infantojuvenil Princesa do Sertão levantaram o público. Os alunos subiram ao palco para apresentar o que aprenderam durante os dois anos do Programa Música na Escola, iniciativa da Secretaria Municipal de Educação.

Para a dona de casa Márcia Menezes da Silva, a emoção foi dobrada. Com dois filhos estudando em diferentes escolas Rede Municipal, ambos foram beneficiados pelo Música na Escola. “Eles chegam em casa cantando e não veem a hora de voltar para a escola, estão cada vez mais interessados depois que começaram a participar das aulas de música”, relata Marcia.

A filha de Márcia, Diainy Luanny Menezes, é do grupo 4 do Centro Municipal de Educação Infantil Manoel Anchieta Nery de Souza, localizado no bairro Mangabeira, e o filho, Davidson Kauã Menezes, é 9º ano do Centro de Educação Municipal Joselito Falcão de Amorim, da Queimadinha, que toca violão.  “Nunca imaginei que teria dois filhos músicos. Poder prestigia-los é muito bom”, comemora Márcia.

Os alunos do CMEI Anchieta Nery mostraram ao público que nunca é cedo demais para começar a aprender música e animar a plateia. Já os estudantes que fazem parte da modalidade Cantando na Escola fizeram todos os presentes cantarem juntos canções regionais e populares.

Quem passou pela Praça Monsenhor Renato Galvão não resistiu em acompanhar o festival. “Estava passando e resolvi parar com o meu filho para que pudéssemos assistir as apresentações. Acho que é muito importante incentivar crianças a trabalharem com música, artes, esportes, para que eles ocupem a mente com coisas positivas e produtivas. Gostei muito da iniciativa”, conta a dona de casa, Juliana Oliveira.

Os alunos da modalidade Instrumenta mostraram talento no palco. Provaram que com dedicação, é possível aprender a tocar instrumentos, mesmo aqueles que nunca haviam tido contato com a música antes. “Não tinha vontade de aprender, mas quando comecei, não quis mais parar. Hoje sei tocar flauta e achei uma experiência muito boa, pretendo continuar estudando”, garante Kethelyn Lorraine Vitória, 5º ano da Escola Municipal Elizabeth Johnson, do bairro Baraúnas.

Os pais e responsáveis fizeram questão de fotografar e gravar os filhos bem de perto do palco. “Não imaginava que minha filha pudesse participar de algo tão bonito. Acho importante que os pais acompanhem as crianças e mostrem interesse no que eles fazem, eu não poderia perder”, afirma a mãe de Kethelyn, a dona de casa Isabel Cristina Vitória.

O festival também contou com a presença da fanfarra do Música em Ação - os alunos tocaram e dançaram músicas populares.

Ao cair da tarde, 70 crianças e jovens voltaram a emocionar o público durante a apresentação da Orquestra Sinfônica Infantojuvenil Princesa do Sertão.

Prestigiaram o evento o prefeito José Ronaldo de Carvalho; a secretária de Educação, Jayana Ribeiro; o secretário de Cultura, Esporte e Lazer, Edson Felloni Borges; da ex-secretária de Educação, Ana Rita de Almeida Neves, e vereadores.