Sindicato descumpre legislação e não coloca 30 por cento dos ônibus para atender à população

28/4/2017, 11:34h | Foto: Silvio Tito

O Sintrafs não cumpriu o acordado durante reunião do Conselho Municipal de Transporte, nesta quinta-feira, 27, quando se comprometeu em atender a legislação no tocante ao percentual de ônibus que deve ser colocado à disposição dos passageiros, em caso de paralisação.

"Eles (os sindicalistas) mediram largo e cortaram estreito", afirmou o secretário de Transporte e Trânsito, Pedro Boaventura, que ainda disse que o município tomará todas as providências legais face ao descumprimento da pertinente legislação, por parte do sindicato.

De acordo com a Lei, 30% da frota do serviço de transporte, que é tido como essencial à população, deveria estar circulando. No comunicado de greve, enviado à SMTT pelo sindicato, consta que a instituição cumpriria as determinações previstas em lei. "Com este comportamento, eles impediram o direito constitucional de ir e vir das pessoas".

No plano emergencial traçado pela SMTT previa a circulação de 70 ônibus, número que corresponde aos 30% determinados pela Lei. O representante do Sintrafs na reunião foi Antônio Carlos Lima. "É a Justiça quem vai decidir sobre o não cumprimento da Lei. Este flagrante desrespeito à legislação", afirmou o secretário.

Pedro Boaventura disse ainda que a fiscalização da SMTT foi cedo às garagens as empresas e constatou que motoristas e cobradores não apareceram para o turno de trabalho. Nesta sexta-feira, as 218 vans que fazem linha para os distritos trabalham normalmente, bem como os 1.380 táxis e as 480 mototáxis.