Semana Global foca Empreendedorismo na Base da Pirâmide

25/11/2016, 9:55h | Foto: Washington Nery

Pequenos e micros empreendedores individuais discutiram os caminhos para o desenvolvimento de seus empreendimentos, na tarde desta quinta-feira, 24, durante a palestra "Empreendedorismo na Base da Pirâmide". A iniciativa faz parte da Semana Global do Empreendedorismo de Feira de Santana, uma iniciativa do Sebrae e do Feira Empreende em parceria com o Governo Municipal.
 
O palestrante e secretário da Secretaria de Trabalho, Turismo e Desenvolvimento Econômico (Settdec), Antônio Carlos Borges Júnior, destacou algumas peculiaridades que possibilitam o sucesso de empreendedores na base da pirâmide e a necessidade de estarem atentos à inovação.
 
Borges Júnior ressaltou a oportunidade de empreendedores aprenderem com a concorrência, lembrando como exemplos jogadores como Zico, que estimularam talentos esportivos, ou exemplos de empreendedores dentro de suas próprias casas.
 
Durante o evento, o palestrante observou ainda a necessidade de inovar, de cumprir prazos e alertou sobre a necessidade de tomarem cuidado com as "soluções mágicas". "É necessário sempre planejar. E se preparem com os instrumentos que vocês têm".
 
A atenção para as oportunidades de novos negócios também foi observada. Borges Júnior lembrou das mudanças e inovações no comércio para atender as expectativas e necessidades dos clientes. Assim, conforme ressaltou, surgiram serviços de moto-boys, entregadores de pizza e entregadores de gás em moto. "Foque no negócio e veja as tendências", frisou.
 
Nos destaques, Borges Júnior observou ainda que nada pode parar a automação e que os empreendedores devem estar sempre atentos e motivados para o novo. "Sejam inovadores, aproveitem as oportunidades", afirmou, ao concluir apresentando como exemplo o empreendedor Bahia do Relógio, como é conhecido Ricardo Alves, que começou vendendo pulseiras de relógio e já está com comércio de relógio em franco desenvolvimento.