Palestrante apresentou case Medelin

22/11/2016, 15:21h

case da transformação de Medelin foi apresentado na abertura oficial da Semana Global de Empreendedorismo, na noite desta segunda-feira, 21, em palestra de Jorge Melguizo.

Ele foi secretário de Cultura e Cidadania da cidade colombiana, que nos anos 80 ficou conhecida mundialmente pelo tráfico de drogas e assassinatos.

O tema abordado pelo palestrante colombiano foi “Medelin: da transformação de uma cidade à transformação de uma sociedade”. A cidade se tornou modelo em termos de moderização.

O enfrentamento do problema começou quando os moradores perceberam que não tinham outra saída a não ser expurga-lo, afirmou o palestrante.

Ele mostrou as iniciativas postas em prática, principalmente no tocante às áreas cultural e social, com a construção de espaços destinados às comunidades, principalmente as mais carente.

“Escolas foram criadas, ruas reurbanizadas como foco nas pessoas, espaços públicos passaram a funcionar quase que integralmente e todos os dias do ano”, afirmou Jorge Melguizo.

O envolvimento de todos os cidadãos, na opinião do palestrante, mais a participação do Estado, foi fundamental para que o processo de transformação fosse iniciado e concluído.

Os resultados, afirmou, é que na cidade que registrou até mais de seis mil assassinatos em um ano, estes crimes caíram a 5% dos casos.



  •