Mais de 30 pacientes aguardam na fila da regulação nesta quinta-feira

1/6/2023, 18:32 |

Nas Policlínicas Municipais, Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) e no Hospital da Mulher, 31 pessoas aguardam por transferência para uma unidade hospitalar nesta quinta-feira (1°).

No Hospital da Mulher, uma criança recém-nascida aguarda há 65 dias na fila da Regulação Estadual por transferência para uma unidade com suporte para tratar estenose subglótica congênita.

Na UPA da Queimadinha, uma idosa de 76 anos está há 16 dias aguardando regulação para tratar pneumonia bacteriana.

Do total, 11 pacientes aguardam regulação na UPA Queimadinha, 5 na UPA Mangabeira e outros 13 distribuídos nas policlínicas municipais: Feira X (1), Tomba (3), Rua Nova (2), George Américo (1), Parque Ipê (5) e Humildes (1).

REGULAÇÃO ESTADUAL

O Sistema de Regulação Estadual é uma ferramenta do Governo do Estado que disponibiliza vagas em unidades públicas hospitalares conforme critério de gravidade e não proximidade, visando a democratização do acesso.

Para isso, o paciente atendido em uma unidade de urgência e emergência é avaliado e submetido a exames laboratoriais ou de imagem, de acordo com as condições clínicas.

Se comprovada a necessidade de assistência hospitalar, os profissionais da unidade solicitam a regulação no sistema para que o paciente tenha a assistência adequada.