Escolas municipais caíram na brincadeira no Dia do Brincar

29/5/2023, 16:25 | Fotos: Milena Brandão
As 209 escolas municipais se renderam ao movimento mundial

Se todos os caminhos levam a Feira de Santana, na última sexta-feira, 26, os caminhos de Feira levaram às comemorações do Dia Mundial do Brincar. Com o tema “O brincar em todos os cantos da minha cidade”, todas as 209 escolas municipais e instituições públicas e privadas se renderam ao movimento mundial. 

“Nosso objetivo é incentivar que diversas práticas sejam realizadas para dinamizar o ensino na rede, e a brincadeira é uma delas. O dia B traz à comunidade todas essas ações lúdicas realizadas cotidianamente no ambiente escolar e reforça a importância dessa prática para o desenvolvimento das crianças”, pontuou a secretária de Educação, Anaci Paim. 

O Centro Municipal de Educação Infantil José da Costa Falcão, no bairro SIM, se transformou em um dos principais espaços brincantes da Princesinha do Sertão. 

A unidade foi dividida em cinco estações para os pequenos estudantes fazerem um tour pelo Mercado de Artes, Centro de Abastecimento, Parque da Lagoa, Centro de Cultura Amélio Amorim, o Museu Parque do Saber e na famosa Caixa D’água do Tomba que também marcou presença na decoração. 

Além de aproveitar a brincadeira, com muita música, dança e teatro, os estudantes aprenderam sobre os locais e a cultura feirense. Segundo a diretora do CMEI, a professora Daiany de Jesus, o intuito foi despertar a curiosidade dos estudantes e das famílias para esses locais tão importantes. 

“Todo brincar tem uma intencionalidade, a construção do ser humano passa por esse processo. Por isso, a importância de promover o brincar na escola e nas vivências das nossas crianças, para que elas possam criar, imaginar, aprender, crescer e se desenvolver de forma saudável”, pontuou a gestora. 

Para Amanda Vitória Garcia, de 5 anos, o dia foi perfeito para se divertir. “Eu adoro brincar e está tudo lindo".

Já na Escola Municipal Doutor Demósthenes Álvaro de Brito, no Centro, a programação foi bastante diversificada com estações com salas temáticas. Os espaços foram divididos em brincar na tecnologia utilizando chromebooks, brincar livre, brincadeiras antigas e o brincar daqui e de lá - misturando brincadeiras de vários lugares do mundo. 

E na Escola Municipal Adelice Cavalcante, também no SIM, a quadra foi o palco para um circuito super animado com corrida, bambolês e balões. Os estudantes também brincaram de morto-vivo, cabra cega e só puderam ficar parados na brincadeira de estátua.



  •