Embasa e Coelba lideram ranking de reclamações do Procon
A Embasa (Empresa Baiana de Águas e Saneamento) e a Coelba (Companhia de Eletricidade do Estado da Bahia) lideram o ranking de reclamações recebidas pelo Procon/Fsa (Superintendência Municipal de Proteção e Defesa do Consumidor). A lista, divulgada nesta terça-feira, 5, pelo órgão da Prefeitura de Feira de Santana traz a relação das 20 empresas que os consumidores mais reclamaram de janeiro até outubro deste ano.
A primeira colocada, Embasa, teve 1.539 ocorrências. Logo atrás a Coelba vem com 963. O top cinco é composto pela Claro (679), Oi (606) e Tim (557). O restante da lista é composto por bancos, instituições de crédito, operadoras de telefonia, operadoras de tv à cabo, seguradoras e marcas de eletrônicos. A lista completa pode ser conferida no final da matéria.
Foram registradas 6520 reclamações neste mesmo período. O Procon vem recebendo as reclamações no atendimento presencial e também pelo seu aplicativo, disponível para IOS e Android. Atendendo a determinação do prefeito Colbert Martins Filho, o Procon tem agido com rigor junto as empresas, visando garantir os direitos dos consumidores.
“Nós estamos, além de registrar as queixas, abrindo os processos e chamando as empresas. Esse ano concluímos diversos processos, dando uma resposta a sociedade”, afirmou o superintendente do Procon/Fsa, Ícaro Ivvin.
CONSOLIDAÇÃO DE RECLAMAÇÕES RECEBIDAS DE JANEIRO À OUTUBRO DE 2019
1 EMBASA 1.539
2 COELBA 963
3 CLARO 679
4 OI 606
5 TIM 557
6 BRADESCARD 421
7 VIVO 343
8 ITAUCARD 230
9 HIPERCARD 192
10 SAMSUNG 186
11 CAIXA ECONÔMICA FEDERAL 142
12 CENCONSUD 126
13 BANCO BRADESCO 117
14 SKY 94
15 BANCO BMG 78
16 BANCO ITAÚ 56
17 ZURICH 55
18 MOTOROLA 48
19 BANCO PAN 44
20 CREFISA 44